sábado, 24 de abril de 2010

Análise do acto I

Cena 1 e 2-
Assunto: Informações sobre o passado das personagens(caracterização de D.Madalena de Vilhena, Manuel de Sousa Coutinho, Maria de Noronha,D.João de Portugal e Telmo Pais).
Sinais que indicam o desenlace: Ao ler episódio de Inês de Castro, de "Os Lusíadas", Madalena compara o seu estado de espírito com o de Inês de Castro(sente-se predestinada para a morte). Telmo anuncia desgraças próximas, contínuos agouros-indícios; a repetição do número sete por Madalena confere ao tempo um carácter ominuoso- carregado de mistério e fatalismo; Telmo alimenta a presença do passado que Madalena quereria "enterrar".

Cena 3-
Assunto: Maria pergunta a Telmo pelo romance que ele lhe prometeu sobre D.Sebastião;a mãe nem quer ouvir falar disso.
Sinais que indiciam o desenlace: Sebastianismo de Maria(se o rei não morreu,D.João de Portugal também não terá morrido...); tuberculose de Maria.

Cena 4-
Assunto:Maria não consegue entender a perturbação dos pais relativamente ao regresso de D.Sebastião;Madalena não pode revelar a causa das suas preocupações.
Sinais que indiciam o desenlace: Maria é dotada de uma prodigiosa imaginação(tem a "doença de sonhar"; as "papoulas" que Maria traz murcham.

Cena 5-
Assunto:Frei Jorge anuncia a intenção dos governadores de se instalarem em casa de Manuel de Sousa Coutinho para fugirem à peste que ainda grassava em Lisboa.
Sinais que indiciam o desenlace: O ouvido apurado de Maria é encarado por Frei Jorge como um "terrível sinal".

Cena 6-
Assunto:Miranda anuncia a chegada de Manuel de Sousa Coutinho.
Sinais que indiciam o desenlace:(os mesmos que na cinco)

Cena 7-
Assunto:Manuel de Sousa transmite à família a decisão de se mudarem para o palácio que fora de D.João de Portugal.
Sinais que indiciam o desenlace: Madalena fica aterrorizada com a ideia de mudança.

Cena 8-
Assunto: Madalena não quer voltar à casa de D.João de Portugal:para ela é uma questão de vida ou de morte, o que Manuel de Sousa interpreta como uma teimosia incompreensível;as duas personagens vivem um conflito dominado pelas oposições passado/presente, razão/coração.
Sinais que indiciam o desenlace: A mudança para o palácio de D.João de Portugal, mais do que um regresso ao passado, é o regresso ao passado.

Cena 9 e 10-
Assunto: Telmo anuncia a chegada da comitiva dos governadores a Almada; Manuel de Sousa certifica-se de que todas as providências foram tomadas e ordena que Madalena e Maria partam para a "nova" casa.

Cena 11-
Assunto:Manuel de Sousa ateia fogo à casa.
Sinais que indiciam o desenlace: Manuel de Sousa fala da morte do pai e do que poderá vir a acontecer-lhe, a ele, na sequência da sua atitude.

Cena 12-
Assunto:Incêndio do palácio de Manuel de Sousa.
Sinais que indiciam o desenlace: O retrato de Manuel de Sousa arde no incêndio.

Sem comentários:

Enviar um comentário